“Peer2Peer”: projeto europeu coordenado pela APDES

“Peer2Peer”: projeto europeu coordenado pela APDES

Partilha esta noticia/ share this article:

 

Teve início, no dia 1 de novembro de 2018, o projeto Peer2Peer, que envolve 9 parceiros europeus e é coordenado pela APDES. O projeto, cofinanciado pela Comissão Europeia, visa reforçar a resposta das Organizações da Sociedade Civil que desenvolvem trabalho de proximidade com Pessoas que Utilizam Drogas (PUD), melhorando a cooperação entre pares, técnicos das equipas de proximidade, traficantes de pequena escala e agentes da Lei. Neste sentido, instituições de investigação, intervenção social e advocacia em Portugal, Bélgica, Holanda, Polónia, Grécia e Lituânia, conduzem uma investigação qualitativa sobre a cooperação formal e informal entre atores-chave em intervenções direcionadas a PUD.

 

Estas atividades fornecem orientação para recomendações de melhores práticas e métodos transferíveis para a integração de Educadores de Pares nas equipas de rua, de modo a promover intervenções piloto localmente adaptadas. É, ainda, desenvolvida uma estratégia de advocacia para reforçar aquelas práticas de cooperação e a integração de pares, reforçando esta temática nas agendas políticas nacionais e europeias e estimulando a implementação de estratégias baseadas em evidências a nível nacional e europeu. As atividades de comunicação e divulgação permitem maximizar o impacto do projeto, aumentando a consciencialização sobre a necessidade de desenvolver abordagens mais eficazes em relação às PUD.

 

O projeto conta ainda com os parceiros: Regenboog Groep (HL), Free Clinic (BL), EHRA (LT), PREKURSOR (PL), PRAKSIS (GR), RRF (HU), ASUD (FR) e Universidade do Porto (PT).