A Campanha de Natal da APDES fala sobre a importância da proximidade e o problema da solidão

A Campanha de Natal da APDES fala sobre a importância da proximidade e o problema da solidão

Partilha esta noticia/ share this article:

A pandemia escancarou o problema da solidão. E, com as novas medidas, já se prevê um novo agravamento dos problemas sociais, especialmente numa época do ano tão sensível para as populações vulneráveis.

Pessoas que usam drogas em contextos vulneráveis, pessoas migrantes em trabalhos precarizados e estigmatizados como o trabalho sexual, crianças e jovens em acolhimento que estão longe das suas famílias. Todas elas serão profundamente atingidas pelas medidas necessárias de isolamento e distanciamento social.

Em dezembro, ajude a APDES a aumentar o seu trabalho de proximidade junto destas populações durante todo o ano.

O que é o trabalho de proximidade?

Consiste no deslocamento das nossas equipas para junto dos locais onde as pessoas que atendemos estão: nas ruas, nos apartamentos, nas casas de acolhimento, nas suas casas. Vamos até onde as pessoas estão para oferecer:

  • Apoio psicossocial.
  • Apoio jurídico.
  • Rastreio a infeções e doenças, ligação e acompanhamento aos cuidados de saúde para diagnóstico, prevenção e tratamento.
  • Distribuição de materiais preventivos.
  • Reinserção social pela reconstrução de laços familiares com crianças e jovens em acolhimento.
  • Desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
  • Estímulo à participação cívica e democrática, na luta pelos seus direitos.
  • Formação de profissionais que atuam com estas populações.

As nossas equipas são multidisciplinares e treinadas para oferecer um apoio livre de julgamentos ou moralismos. Com a atenção centrada na pessoa e nas suas necessidades, respeitamos os direitos humanos das pessoas e empoderamo-las a  cuidarem da sua saúde e do seu bem-estar.

O que você pode fazer?

  1. Faça-nos um donativo e receba, em sua casa, etiquetas para os seus presentes de Natal. Se autorizar, colocaremos o seu nome no “Mural de Apoiador@s” no nosso site.
  2. Apoie a nossa campanha nas redes sociais. Seja um embaixador da nossa causa. As pessoas que mais contribuírem com  a nossa campanha ao compartilhar os nossos posts receberão também etiquetas de Natal e um presente especial da APDES como forma de agradecimento.

 

Veja a nossa página especial da Campanha de Natal:
Lá encontra toda a informação sobre como nos pode ajudar e as nossas formas de agradecimento pelo seu apoio.