NOVA VAGA - Avaliador/a de Projetos em Angola

Termos de Referência
Local de Trabalho: Província do Bié, baseado no Cuíto (Bié)
Função: Técnico de Monitoria, Avaliação e Capacitação
Tipo de Contrato: Prestação de Serviços, com um período experimental de 3 meses.
Responsável pelo desenvolvimento de todas as atividades relativas a monitoria e avaliação (M&A)
do projecto, tal como o uso de dados e conclusões das análises de M&A para implementação de
ações destinadas a aumentar a capacidade local, incluindo a equipa do projecto. Reporta
directamente à Coordenadora de Projecto no Bié, e à Coordenadora de Departamento Cooperação
e Desenvolvimento na sede APDES em V. N. Gaia.

Tarefas específicas
1. Recolha e arquivo dos registos (incl. numeração e organização dos registos nos dossiers por
população).
2. Controlo de qualidade de registos
2.1. Sessões de esclarecimento e correção dos registos com ativistas.
2.2. Registo de editor e relatório de controlo de qualidade
3. Inserção dos registos na base e análise dos dados (ie. indicadores de monitoria do projecto e
performance individual de cada ativista)
4. Report dos resultados da análise quinzenalmente à Coordenadora de Projecto
5. Aumento de capacitação dos ativistas: ações formativas para aumento da qualidade de
registos, conhecimento da Língua Portuguesa e de conceitos ligados ao projecto
6. Redação de relatórios mensais de análise de dados (ie: monitoria indicadores e performance
ativistas)
7. Contribuição para a redação do relatório trimestral para o financiador (maioritariamente dados
quantitativos e ações de capacitação)
8. Supervisão do preenchimento do livro de registos nacional oficial testagens VIH e report às
unidades sanitárias através da agregação dos dados em relatórios semanais e mensais;
9. Redação de relatórios mensais Instituto Nacional de Luta contra a Sida
10. Desenho e revisão dos instrumentos de monitoria e avaliação
11. Consulta de stakeholders trimestralmente e anualmente para avaliação do projecto, proposta
de melhorias
12. Desenho, planeamento e implementação de ações de capacitação local junto de agentes
comunitários, profissionais de saúde, autoridades locais, organizações da sociedade civil, entre
outros
13. Quaisquer outras atividades e tarefas aqui não descritas, que se incluem no processo de M&E
ou ações de capacitação, como por exemplo: a participação em reuniões com parceiros locais
em representação da APDES, a participação em visitas aos municípios, envio/resposta de
emails e outras tarefas administrativas

Nível de Formação Requirida
Curso universitário, preferencialmente em Política, Sciências Sociais, Relações Internacionais e
Desenvolvimento
Experiência profissional em projectos de desenvolvimento internacional em países Africanos.
Experiência profissional em Monitoria, Avaliação e Capacitação
Competências técnicas requiridas
Capacidade de desenvolver ações em parceria com autoridades locais
Conhecimento sobre gestão de projectos e príncipios de monitoria e avaliação
Conhecimento sobre saúde comunitária, VIH/SIDA e Direitos Humanos
Capacidade de ser formador e mentor, e desenvolver ações de capacitação local
Aptidões pessoais e habilidades interpessoais
Energia, dedicação, determinação e flexibilidade no local de trabalho
Capacidade de communicação com diferentes públicos
Mente orientada para resultados e eficiência de processos
Compreensão da complexidade de contextos socio-políticos e gestão de saúde pública
Respeito e tolerância por diferentes culturas e promoção de cooperação intercultural
Espírito de equipa e capacidade de trabalho com colegas de diferentes culturas, e percursos
pessoais/profissionais
Condições de Trabalho
Capacidade de trabalhar sob pressão, e em contextos com poucos recursos.
Línguas
Conhecimento operacional de Inglês
Fluente em Português
Fluente em Umbundo

 

Enviar CV atualizado para: alina.santos@apdes.pt

APDES na Primeira Pessoa

Conheça:

15 Anos: APDES na Primeira Pessoa

Conheça a Alina Santos AQUI

  • Cargo atual na APDES: Coordenadora do Departamento de Cooperação para o Desenvolvimento
  • Ano de início de funções na APDES: 2003
  • Função assumida no início desta colaboração: Coordenadora da Equipa GIRUGaia

 

Conheça a Sofia Mora AQUI

  • Cargo atual na APDES: Membro do Conselho de Coordenação
  • Ano em que começou a colaborar com a APDES: 2004 (antes da sua constituição formal)
  • Função assumida no início desta colaboração: Técnica consultora para a criação de micronegócios

 

Conheça a Teresa Morais AQUI

  • Cargo atual na APDES: Gestor
  • Ano de início de funções na APDES: 2004
  • Função assumida no início desta colaboração: Técnica de Desenvolvimento Económico e Social