A APDES participa na nova rede de Incubadoras Sociais de Emprego

A APDES participa na nova rede de Incubadoras Sociais de Emprego

Partilha esta noticia/ share this article:

A crise pandémica impactou a situação económica e social sendo, mais do que nunca, urgente criar medidas de política de emprego que assegurem respostas adequadas ante a escalada do desemprego. Neste contexto, o Programa de Estabilização Económica e Social aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, enquadra o “ATIVAR.PT – Programa Reforçado de Apoios ao Emprego e à Formação Profissional”, deferido através da Portaria n.º 205/2021, de 12 de outubro. Este prevê a criação de uma rede de Incubadoras Sociais de Emprego que pretende intervir junto de pessoas em situação de desemprego, apoiando-os na procura ativa de emprego e, dessa forma, promover a sua (re)inserção no mercado de trabalho.

É um projeto piloto, baseado na metodologia das “Lanzaderas de Empleo” criada em Espanha pela Fundação Santa Maria La Real, que arranca em Portugal com um número limitado de entidades protocoladas com o IEFP, I.P., entre as quais, a APDES que irá operacionalizar a Incubadora subjacente ao território de Vila Nova de Gaia, um dos concelhos com taxa de desemprego mais elevada do país. As atividades desenvolvidas na Incubadora têm por base a metodologia e os instrumentos de trabalho disponibilizados pelo IEFP, I.P. e a sua implementação ficará a cargo de um mentor responsável por orientar e acompanhar os participantes. Este é um serviço sustentado numa relação de proximidade entre os técnicos do serviço de emprego e os mentores de cada Incubadora, garantindo assim a coerência das intervenções técnicas.

Feita a devida avaliação desta iniciativa-piloto, a qual procurará testar a transferibilidade da metodologia, espera-se, não só, manter as Incubadoras Sociais instituídas, como disseminá-las por todo o território de Portugal continental, tendo sempre presente as necessárias adaptações que eventualmente possam ser necessárias considerando a realidade nacional.

A Incubadora Social promovida pela APDES, que ocorrerá nas nossas instalações, tem previsto o início da primeira equipa de formandos ainda durante o próximo mês de março.