A população idosa no contexto do projeto Não Vale TB

A população idosa no contexto do projeto Não Vale TB

Partilha esta noticia/ share this article:

A população idosa tem surgido como um dos principais grupos alvo do projeto Não Vale TB, dada a predominância de indivíduos envelhecidos nos territórios abrangidos pela intervenção, nomeadamente nos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses. Inicialmente, as ações voltadas para os idosos estavam circunscritas à população desempregada e reformada da indústria da pedra. No entanto, à medida que a equipa se foi inserindo no território e conhecendo as respostas locais de ação social, como os Centros de Dia, foi-se evidenciando a necessidade de uma intervenção direcionada para os idosos em geral, seja pela sua vulnerabilidade em relação à Tuberculose, seja pela vivência prévia que estes já tiveram com a doença, numa perspetiva preventiva. 

A equipa identificou nesta população um potencial para a promoção da literacia em saúde, especificamente do quadro da Tuberculose, tendo em consideração que a sua experiência de vida e contacto prévio na sua rede informal com as problemáticas abordadas, surgem como um excelente ponto de partida para a discussão e reflexão sobre o tema e para a clarificação de algumas informações que se pretendem o mais claras e simples possíveis. Além da intervenção com os próprios, pretende-se que esta população surja como um veículo de informação junto de quem os rodeia – sejam filhos, netos, amigos, numa lógica de mobilização social e comunitária. 

A intervenção psicoeducativa surge aqui como uma ferramenta de promoção da saúde e literacia em Tuberculose, aliada à contribuição para um processo de envelhecimento e participação ativa nas comunidades onde esta população está inserida. A equipa procurou desenvolver atividades adequadas à faixa etária e com um caráter lúdico-interativo, optando-se pela realização de jogos como o de “Mitos e Verdades”, em que se pretendia de forma colaborativa construir a informação correta e estimular o envolvimento  e interesse das pessoas pela temática.  

O jogo “Mitos e Verdades” dá respostas simples e claras às perguntas que suscitam maior dúvida entre as populações e o público em geral. Pela importância e clareza que o jogo transmite sobre a questão da tuberculose, considerou-se pertinente, semanalmente, fazer a sua divulgação nas redes sociais da APDES, nomeadamente, no Facebook e Instagram, permitindo que cada pessoa desse a sua opinião quanto às afirmações apresentadas, e posteriormente fosse feita uma publicação esclarecedora sobre as mesmas. A cada semana faz-se alusão a uma dúvida diferente e pertinente. Pretende-se assim, uma maior difusão e esclarecimento entre o público em geral sobre as dúvidas, os mitos e as verdades em torno da problemática da Tuberculose.

 

Saiba mais sobre o nosso projeto https://apdes.pt/pt/portfolio/naovaletb/

Acompanhe o projeto Não Vale TB nas redes sociais da APDES.

Facebook https://www.facebook.com/apdes

Instagram https://www.instagram.com/apdes_ngo/