Dia Mundial das Hepatites

Dia Mundial das Hepatites

Partilha esta noticia/ share this article:

JUNTA-TE A ESTE MOVIMENTO. ASSINA A CARTA.

O Dia Mundial das Hepatites (WHD) realiza-se todos os anos a 28 de julho, e reúne ativistas, sociedade civil e profissionais de todo o mundo em torno do tema das hepatites para promover a consciencialização do impacto global das hepatites víricas e para influenciar uma mudança real.

Em todo o mundo a hepatite viral é uma das principais causas de morte, responsável por 1,34 milhão de óbitos por ano, cifra que supera as mortes causadas por VIH/SIDA, tuberculose ou malária. Mais, somados os vírus da hepatite B e hepatite C causam dois em cada três casos de cancro de fígado no mundo todo.

Em 2016, todos os governos do mundo assumiram o compromisso de erradicar as hepatites virais até 2030. A 10 anos da meta apenas uma mão cheia de países estão no caminho certo para eliminar a Hepatite C, no entanto, no que diz respeito a Hepatite B a eliminação está globalmente atrasada.

Agora é o tempo de responsabilizar os governos e os fazer respeitar a promessa de eliminar as hepatites virais.

É super fácil de te envolveres: tens apenas de assinar esta carta que será enviada a todos os Ministros da Saúde do mundo, após o dia Mundial das Hepatites que se celebra a 28 de Julho.