Neste 30/11, por que doar à APDES?
A APDES trabalha com populações ignoradas pelas campanhas de solidariedade.
O estigma é uma marca social. Pode ser uma característica física, um comportamento, uma escolha que marca uma diferença em relação ao que as pessoas pensam que é a “normalidade”.
Esta diferença segrega, exclui, torna invisível, isola, distancia e nega direitos.
Pessoas que usam drogas, profissionais do sexo, pessoas em situação de reclusão, ou sem-abrigo, pessoas que vivem com VIH/SIDA, pessoas em situação de desemprego de longa duração, crianças e jovens em acolhimento e autonomia de vida são as populações com quem trabalhamos e que vivem, diariamente, os maus tratos da exclusão social.
É como se esta diferença fosse tão insuportável que as pessoas escolhem não olhar para ela, no desejo de que ela se torne invisível. Mas por detrás da diferença há pessoas que vivem diariamente com o peso do estigma sob os ombros, que se distanciam para se protegerem dos olhares perversos, das conversas injuriosas, dos maus tratos e abusos.
Se este estigma é parte da vida das pessoas com quem trabalhamos, também, acaba por fazer parte do nosso trabalho.
Nossos serviços são permanentes, porém os mecanismos de financiamento não são suficientes para manter o seu funcionamento.
Muitas vezes seguimos o nosso trabalho tendo a descoberto custos essenciais para manter os nossos recursos humanos e as necessidades dos nossos projetos (alugueres, equipamentos, contas de água, luz e internet).
Os donativos individuais são muito importantes para a continuidade do nosso trabalho.
Eles garantem:
Uma intervenção baseada num contacto de proximidade com as nossas populações, com projetos dirigidos para as suas realidades, em iniciativas conjuntas de defesa de direitos e uma investigação ética e cuidadosa sobre os fenómenos.
Com o seu donativo, podemos garantir:
Apoio psicossocial, tratamento e rastreio a doenças.
Trabalho no combate e erradicação de doenças como a Tuberculose ou o VIH-SIDA.
A reinserção social de pessoas pela valorização do emprego, reconstrução de laços familiares e desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
A criação de respostas inovadoras às populações que apoiamos.
Também podemos garantir que o apoio é um direito de todos, que o estigma é uma face da exclusão social que se combate com a defesa de direitos e campanhas de sensibilização, e que, afinal, estamos sempre mais próximos do que imaginamos.
Faça a sua doação aqui ou, se tiver alguma dúvida ou quiser conversar, envie e-mail para info@apdes.pt ou contacte-nos pelo telefone 967 304 029.