Salas de Consumo Assistido em Portugal

Partilha esta noticia/ share this article:

Grande Reportagem: Conhece mais sobre as Salas de Consumo 

No passado dia 16 de maio, a SIC transmitiu uma reportagem acerca do impacto que as chamadas Salas de Consumo Assistido têm sobre as pessoas que usam drogas e apresentou parte do trabalho realizado na Sala de Consumo Assistido do Porto, realizado pelo consórcio liderado pela APDES. Lisboa e Porto são as cidades que, em Portugal, acolhem estes programas de redução de riscos e minimização de danos.

Estes dispositivos são espaços adaptados e adequados para as pessoas que utilizam substâncias psicoativas, com a supervisão de profissionais qualificados. Um dos grandes objetivos passa pela redução de riscos para a saúde associados ao consumo, contribuindo também para colocar fim aos consumos em espaços públicos e sem proteção. Nestes espaços trabalham equipas multidisciplinares compostas por médicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e educadores de pares — uma figura de relevo para o contacto e a intervenção com pessoas utilizadoras de drogas.

Pode ver a reportagem em: https://sicnoticias.pt/programas/reportagemsic/2024-05-16-video-dentro-das-salas-de-consumo-de-drogas-e-triste-eu-ter-de-consumir-na-rua-e-ver-uma-crianca-a-passar-f5c8670f