Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos

Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos

  • Duração: 2014 - 2017
  • Contacto: info@apdes.pt

Promovido pela APDES em parceria com o SINPROF (Sindicato Nacional de Professores), este projecto tem como objectivo sensibilizar os alunos para a questão dos Direitos Humanos. A promoção da cidadania, dos direitos humanos e da participação activa na comunidade foi a base das seguintes actividades:

  • sessões de grupo semanais e sessões abertas de intervenção na comunidade;
  • acções de consultoria/formação dos professores;
  • constituição de uma Assembleia Geral de Alunos, espaço de exposição e debate onde as crianças poderão ter uma participação mais activa no contexto escolar. Espera-se que desta experiência surja a figura do “Provedor da Criança”, com assento na Comissão de Moradores do Bairro.

 A intervenção é desenvolvida na região de Viana, Luanda.

O objectivo central do projecto é a criação de um ambiente propício ao exercício da cidadania e à sua generalização para outras dimensões da vida da criança, promovendo o desenvolvimento destas enquanto futuros cidadãos adultos activos e responsáveis.

Este projeto foi apoiado pela Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária (RECI), que integra a rede de unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Projecto co-financiado pela União Europeia e pelo Camões, IP: A UE em Angola: Investir nas pessoas, na prosperidade e na paz”.

 

Financiadores:

Documentos:

Publicações:

NRevista Educação, Sociedade e Culturas, revista académica com arbitragem científica, publicada pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto: Citizenship and human rights education: Evaluation of an intervention project through the arts

 

Galeria: