Escola da Palankinha

  • Since: 2012
  • Contact: info@apdes.pt

A APDES intervém no Bairro de Capalanca no Município de Viana, província de Luanda, em Angola, desde 2012, onde iniciou um projecto pedagógico e a requalificação arquitectónica de uma Escola Pública do Ensino Primário.

A Comissão de Moradores local elegeu a Escola Primária Nº 5052 para alvo da intervenção, por ter maiores necessidades. “Palankinha” foi o nome eleito pelas crianças para identificar o projecto da APDES desenvolvido em parceria com a Associação Angola para a Educação de Adultos. O projecto conta ainda com o apoio do Ministério da Educação de Angola pelo carácter pioneiro da metodologia proposta.

A Escola foi aqui entendida como um dispositivo promotor do desenvolvimento comunitário, pelo que o projecto foi organizado em torno de várias dimensões:

• Requalificação Arquitectónica projectada pela PARQ Arquitectos Lda., co-financiada pela Embaixada do Japão em Angola. A primeira fase ficou concluída a Dezembro de 2014 e a segunda fase encontra-se em processo de candidatura.

• Constituição de uma equipa de docentes partindo da dinamização de formação de professores e implementação de um modelo pedagógico de educação para a cidadania com o co-financiamento da Open Society Initiative South Africa).

• Dinamização de programas e serviços na área da saúde, emprego, entre outras.

O pioneirismo desta “escola modelo” justifica-se pela dinâmica comunitária e participativa que irá ser cunhada em todas as dimensões do projecto: isto englobou o desenho arquitectónico que procura o equilíbrio com a “mancha urbana” do bairro, o respeito pelo ambiente a partir da utilização de materiais e mão-de-obra locais e, ainda, o modelo pedagógico a ser implementado inspirado na Escola da Ponte (Portugal).

Este projeto foi apoiado pela Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária (RECI), que integra a rede de unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A Escola passou de 3 para 6 salas de aula, 1 biblioteca escolar e w.c. para alunos e alunas.
O número de alunos a frequentar o Ensino Primário (da 1ª à 6ª classe) passou de 357 (até 2014) a 540 alunos, a partir de 2015.  A APDES dinamizou a Comissão de Pais e Encarregados de Educação, em 2015 procurando envolver e acompanhar no dia-a-dia da escola.

Em 2018, frequentaram as aulas 552 alunos, verificando-se turmas com mais de 55 alunos, e a APDES já não conta com financiamento pelo que procura fundos e parceiros, para além dos apoios locais.

Em 2019, a Escola não tem espaço de educação física (quadra escolar) e os professores não leccionam estas aulas; não há materiais para as aulas de Expressões (Manual e Plástica, Musical e Motora) e de Educação Física; a Biblioteca escolar apresenta alguns livros e manuais (insuficientes e em degradação) e esteve fechada ou inutilizada em 2018.

As autoridades locais de Educação – Direcção Municipal de educação de Viana – solicitou o apoio da APDES para a intervenção na Escola da Palankinha.

Precisamos de si.       Faça o seu donativo na campanha Vamos Juntos para a Escola

 

 

 

 

 

 

Financiadores:

 

 

 

 

 

 

Video:

Galeria: