JUNTOS! Projeto de prevenção da infeção pelo SARS-CoV-2 (COVID-19) nas províncias de Luanda e do Bié
- Desde: setembro de 2020 - agosto de 2021
- Contacto: info@apdes.pt
Promovido pela APDES em parceria com a FEC – Fundação Fé e Cooperação – e com o apoio do INSA – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge – e da Rede Educação para Todos, o Projeto JUNTOS! tem como objectivo contribuir para os esforços de prevenção da infeção pelo SARS-CoV-2 (COVID-19) nas províncias de Luanda e do Bié e minimizar o impacto do contexto pandémico na saúde de populações vulneráveis e da comunidade em geral.
As principais actividades do projecto são:
– Capacitação de 20 Organizações da Sociedade Civil na prevenção da transmissão da COVID-19, a partir de sessões de formação e da realização de um plano de contingência para cada ONG – 10 ONG que trabalham na área da saúde no Bié (Mwenho, Assojom; AJUSIDA; Esperança e Vida; Cruz Vermelha Angola; Vida Saudável, Fórum da Sociedade Civil, ADAC, Associação de Mulheres das Áreas Rurais e UNACA) e 10 ONG da área da Educação de Luanda (membros da Rede EPT – Associação Angola de Educação de Adultos, Associação Kassules do Maculosso; Associação de Desempregados de Angola; Associação de Crianças Desfavorecidas de Angola; Associação Nacional Cegos e Amblíopes de Angola; UJIMBULUKA; Rede para a Mulher e Criança; Associação de Escolas Comunitárias; Rede Cuidados na Infância e Associação Mulher Raiz da Vida).
– Formação de 20 profissionais e técnicos de saúde do Bié, ministrada pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
– Formação de 20 professores e agentes educativos de Luanda.
– Distribuição de Equipamentos de Proteção Individual às 20 ONG (em média por mês: 100 máscaras, 100 folhetos informativos, 2 garrafas de lixívia e 1 garrafa de álcool-gel a cada ONG).
– Ações de sensibilização para a adopção de estratégias preventivas, de promoção de Saúde e Saúde Sexual e Reprodutiva junto da comunidade (distribuição de folhetos, dinamização de programas na Rádio Nacional de Luanda e Bié e partilha de informação através das redes sociais).
– Campanhas de Sensibilização para a Comunidade Educativa em Escolas do Ensino Primário de Luanda que integrem crianças de rua (disponibilização de cabazes alimentares e de produtos básicos de higiene para 30 crianças em situação de maior vulnerabilidade social e económica, que evidenciam sinais de má-nutrição; distribuição de EPI e lixívia para as escolas).
Cofinanciado pelo Camões Instituto da Cooperação e da Língua.
FOTOS
PARCEIROS
FINANCIADOR
DOCUMENTOS
Programa de Sensibilização APDES- Juntos a travar a cadeia de transmissão da COVID-19
TU LI tate u wayele u wa! wali u mbinja yo milú!- KU MOSI TU TATEKI OTCHIPUKA OKULISANDOLA