RECI – Research in Education and Community Intervention

RECI – Research in Education and Community Intervention

  • Desde: 2014
  • Contacto: info@apdes.pt

A RECI é uma Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, formada em janeiro de 2014, que resulta de um protocolo de colaboração entre o Instituto Piaget e a APDES e está integrada no Centro Internacional de Investigação do Instituto Piaget (CIIERT) e no Departamento de Investigação da APDES.

A RECI tem como objetivo central contribuir para a produção de conhecimento e de medidas concretas que promovam a coesão social e reduzam as desigualdades entre indivíduos e sociedades. A centralidade deste objetivo assenta em duas questões transversais aos temas e linhas de investigação da RECI. A primeira baseia-se no facto da unidade pretender articular a investigação e a intervenção, envolvendo diferentes atores através de metodologias participativas, nomeadamente de investigação-ação. Este paradigma de investigação sublinha a necessidade de aproximar a ciência das reais necessidades das populações, de desenhar projetos com utilidade social e de empoderar as pessoas enquanto atores chave na investigação e na intervenção. A segunda premissa transversal é baseada na inclusão das áreas da educação e da saúde no espectro mais alargado de dimensões sociais. Nesse sentido, a RECI articula duas linhas de investigação: 1) Inclusão e aprendizagem ao longo da vida e 2) Práticas sociais e bem-estar das comunidades.

Pretende-se que os resultados alcançados contribuam, por um lado, para introduzir melhorias nas políticas de educação, saúde e políticas sociais, e, por outro, para o empoderamento das comunidades, bem-estar e coesão social.

Desde 2015, a RECI é uma unidade financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (UID/Multi/04587/2013).

Página oficial: http://www.ipiaget.org/reci

 

Financiadores: