Uhayele Kolonjali Viosi

Uhayele Kolonjali Viosi

  • Período: fevereiro a dezembro 2020

 

 

 

BENEFICIÁRIOS
Mwenho – organização sem fins lucrativos de Mulheres que vivem com HIV/SIDA 

 

CONTEXTO
Nos últimos anos, o governo de Angola tomou várias medidas que levaram a uma diminuição gradual da mortalidade materna (de 1400 para 285 mortes de mulheres por 100.000 recém-nascidos entre 1995 e 2016) e um aumento de mulheres grávidas seropositivas submetidas à TAR para prevenir a transmissão materno-infantil (3% em 2005, comparado a 45% em 2014).

Das pessoas que vivem com HIV, 59% são mulheres acima de 15 anos de idade e a cobertura anti-retroviral para prevenir a transmissão de mãe para filho é de apenas 45%. Esta é uma estatística muito preocupante, pois a prevenção de transmissão de mãe para filho foi cientificamente comprovada como uma intervenção que garante bebés livres de HIV, contribui para a diminuição da mortalidade infantil e da mortalidade materna. Em Angola, a sustentabilidade deste programa está em risco, devido aos recentes cortes no orçamento do Estado de aproximadamente 34%.

 

OBJETIVO:
Fortalecer a capacidade institucional da organização de advogar por melhor acesso a serviços de saúde materna de qualidade na província de Bié, nomeadamente de mulheres que vivem com HIV

 

ATIVIDADES

  • Contratar investigadores e consultores na área de saúde materna e de advocacy para guiarem as trabalhadoras da MWNEHO no desenvolvimento de estratégias de advocacy para promoverem o acesso à saúde maternal no Bié baseadas na evidência científica.
  • Capacitação da MWENHO para promoverem uma boa governança e transparência, assim como empoderarem as cidadãs para participarem em assuntos que afetam o seu quotidiano.

 

IMPACTO ESPERADO
Sistematização da evidência sobre o acesso à saúde materna de qualidade que será disseminada e usada para advogar por serviços de saúde materna de qualidade em Angola.

Serviços de saúde materna de qualidade para todos, uma ação prioritária para diferentes atores na província de Bié.

 

PARCEIROS

 

 

 

 

 

 

 

FINANCIADORES 

 

 

 

 

 

 

DOCUMENTOS

Pesquisa sobre Saúde Materna no Bié 2020