Visão, Missão e Valores

Visão: Ser um agente de transformação social responsável e participativo, que procura promover a cidadania global e desenvolvimento integrado.

Missão: Através da ação técnica, científica e política, melhorar as condições de vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade.

Valores:

Identidade – sistema ético e estilo de vida
Humanismo; Participação; Proximidade; Transdisciplinaridade

Competênciaknow how
Intervenção comunitária; Investigação-ação; Ação política

Preferência – benefício económico-social dos serviços/produtos
Capacitação de pessoas e organizações; Acesso a saúde, emprego, educação e cidadania; Coesão social

Internosmodus operandi da organização
Espaço de inovação, debate e experimentação; Crescimento pessoal e profissional assente na liberdade criativa; Gestão solidária e sustentável

História

Fundada em 2004, a APDES – Agência Piaget para o Desenvolvimento – é uma ONGD (Organização Não-Governamental Para o Desenvolvimento) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento integrado.

Com sede em Vila Nova de Gaia, a APDES desenvolve atividades nesse concelho e em cidades como Porto, Barcelos, Guarda, Viseu, Setúbal e Lisboa. Desde 2008, internacionalizou o seu campo de ação e organizou iniciativas em países da Europa, Cabo Verde e Angola – território onde está registada e autorizada a intervir enquanto ONGD internacional (pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos de Angola) e onde desenvolve projetos de intervenção e formação.

Objetivos

O seu objetivo principal é a realização de intervenções que visem a melhoria do acesso à saúde, emprego e educação de comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade, trabalhando para a capacitação de instituições e indivíduos e para o reforço da coesão social. O perfil organizacional da APDES engloba quatro linhas de ação que pautam os projetos desenvolvidos: saúde, redução de riscos e direitos humanos; educação para a saúde; coesão social e trabalho e cooperação e desenvolvimento.

Todas as tarefas realizadas respondem a princípios de trabalho bem delineados, como a investigação, as metodologias participativas, a intervenção de proximidade, a advocacia, a avaliação e a abordagem transdisciplinar.

Filiação

Em 2011, através do reconhecimento como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Camões, I.P., a APDES passou a beneficiar do estatuto de utilidade pública.

A filiação da APDES em organizações é extensa, sendo membro fundador e integrante de inúmeras redes nacionais e internacionais no âmbito de temáticas como a redução de riscos associada ao consumo de substâncias psicoativas, o trabalho sexual, o acesso ao emprego e os direitos humanos.

Onde e com quem desenvolvemos as nossas actividades

Áreas de Ação

Populações

Populações

Geografia de intervenção Portugal

Geografia de intervenção Portugal

Geografia de intervenção Mundo

Geografia de intervenção Mundo

Rede de parceiros

Rede de parceiros
Dados sobre as nossas ações e intervenções (2018)

Estatísticas

8769
Pessoas Beneficiadas
20
Redes Nacionais
11
Redes Internacionais
16
Projetos Nacionais
13
Projetos Internacionais
64641
Contactos com Beneficiários
10
Projetos com Investigação
43
Colaboradores
36
Ações de Formação
7
Autoria e Co-autoria
de manuais/publicações
22
Projetos Investigação
20
Comunicações técnicas e científicas
técnicas e científicas