A APDES é uma ONGD fundada em 2004. Tem como propósito realizar intervenções que visem a melhoria do acesso à saúde, emprego e educação de comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade, trabalhando para a capacitação das pessoas em diversos territórios nacionais, europeus e africanos.
Visão, Missão e Valores
Visão: Ser um agente de transformação social responsável e participativo, que procura promover a cidadania global e desenvolvimento integrado.
Missão: Através da ação técnica, científica e política, melhorar as condições de vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade.
Valores:
Identidade – sistema ético e estilo de vida
Humanismo; Participação; Proximidade; Transdisciplinaridade
Competência – know how
Intervenção comunitária; Investigação-ação; Ação política
Preferência – benefício económico-social dos serviços/produtos
Capacitação de pessoas e organizações; Acesso a saúde, emprego, educação e cidadania; Coesão social
Internos – modus operandi da organização
Espaço de inovação, debate e experimentação; Crescimento pessoal e profissional assente na liberdade criativa; Gestão solidária e sustentável
História
Fundada em 2004, a APDES – Agência Piaget para o Desenvolvimento – é uma ONGD (Organização Não-Governamental Para o Desenvolvimento) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento integrado.
Com sede em Vila Nova de Gaia, a APDES desenvolve atividades nesse concelho e em cidades como Porto, Barcelos, Guarda, Viseu, Setúbal e Lisboa. Desde 2008, internacionalizou o seu campo de ação e organizou iniciativas em países da Europa, Cabo Verde e Angola – território onde está registada e autorizada a intervir enquanto ONGD internacional (pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos de Angola) e onde desenvolve projetos de intervenção e formação.
Objetivos
O seu objetivo principal é a realização de intervenções que visem a melhoria do acesso à saúde, emprego e educação de comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade, trabalhando para a capacitação de instituições e indivíduos e para o reforço da coesão social. O perfil organizacional da APDES engloba quatro linhas de ação que pautam os projetos desenvolvidos: saúde, redução de riscos e direitos humanos; educação para a saúde; coesão social e trabalho e cooperação e desenvolvimento.
Todas as tarefas realizadas respondem a princípios de trabalho bem delineados, como a investigação, as metodologias participativas, a intervenção de proximidade, a advocacia, a avaliação e a abordagem transdisciplinar.
Filiação
Em 2011, através do reconhecimento como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Camões, I.P., a APDES passou a beneficiar do estatuto de utilidade pública.
A filiação da APDES em organizações é extensa, sendo membro fundador e integrante de inúmeras redes nacionais e internacionais no âmbito de temáticas como a redução de riscos associada ao consumo de substâncias psicoativas, o trabalho sexual, o acesso ao emprego e os direitos humanos.